Confira nosso catálogo para presentes

Você quis dizer...

    Produtos Sugeridos

      Sua Sacola

      Nenhum produto no carrinho.

      Blog 6 de outubro de 2021

      Café e chocolate: aprenda a harmonizar essas duas delícias!

      7 minutos de leitura

      6248 visualizações

      docebeijo

      Compartilhe:

      Saborear um bom café pode significar várias coisas, desde um bate-papo com alguém que você não vê faz tempo ou apenas aproveitar algum momento único do seu dia.

      Independentemente do motivo, uma xícara de café pode combinar não só com o seu paladar, mas também com diversos outros tipos de alimentos. E engana-se quem pensa que a experiência da harmonização entre comida e bebida está restrita apenas à cervejas e vinhos, pois isso não é verdade.

      Atualmente, diversas outras opções gustativas são existentes para a nossa felicidade. E uma delas, que vem chamando muita atenção de uns tempos pra cá, é a que envolve o café e o chocolate.

      Confira no texto a seguir como se dá a harmonização entre os dois elementos, bem como quais são as bebidas mais indicadas para combinar com um determinado doce.

      A harmonização

      É muito difícil quando dois alimentos se combinam de maneira perfeita na boca 一 e ainda bem que isso acontece com os frutos do cafeeiro e do cacaueiro.

      Mas não pense que basta qualquer sabor ou marca para que a sintonia aconteça da maneira correta. Na verdade, entre o café e o chocolate a palavra de ordem é equilíbrio.

      Portanto, antes de qualquer coisa, tenha em mãos um café de boa qualidade. Pesquise sobre ele, quais são suas origens, suas características, dentre outros elementos. Depois disso, o mesmo deve ser feito com o chocolate.

      Feita essa pesquisa minuciosa, é hora de analisar as melhores combinações entre os dois produtos. Então, atente-se ao seguinte: quanto maior o percentual de cacau do chocolate, maior o seu amargor 一 logo, para que o equilíbrio seja alcançado, a doçura, a acidez e o amargor do café escolhido também deverão ser analisados.

      Para facilitar na hora da escolha, preste atenção nesta dica: cafés de torra mais clara combinam com chocolates que tenham 70% ou mais de cacau. O mesmo vale para o contrário, ou seja, café de torra mais escura são ótimos com chocolates mais suaves e adocicados.

      Com as bebidas e doces escolhidos, é hora de descobrir como ambos vão se comportar na boca. Para isso, especialistas da área afirmam que a melhor maneira de perceber como a interação acontece é realizando a triangulação.

      A triangulação é uma técnica de degustação que consiste em três passos (por isso o nome):

      ⦁ Primeiro você bebe um gole de café para sentir suas características;

      ⦁ Depois, um pedaço do chocolate deve ser colocado na boca;

      ⦁ Por fim, com o chocolate ainda na boca, você dá outro gole de café.

      É dessa maneira que você terá a experiência completa da harmonização entre os dois produtos.

      Algumas sugestões de combinações

      Sabemos que existem milhares de receitas que levam tanto café quanto chocolate em seu preparo. Por isso, a combinação entre os dois elementos pode ser realizada de diferentes maneiras.

      Diante disso, separamos duas formas de você harmonizar essas duas obras-primas em seu paladar. Confira!

      Cafés e chocolates puros

      Aqui, a ideia é preparar um bom café e degustá-lo com um bom chocolate. Veja algumas possibilidades:

      Cafés com tons de noz: pela bebida ter um sabor bastante particular, sugere-se que ela seja harmonizada com chocolates ao leite com teor menor que 70% de cacau. Além disso, chocolates frutados e com especiarias também combinam superbem com esse tipo de café.

      Cafés com tons frutados e florais: para essa opção, as melhores escolhas são de chocolates leves e ao leite (com menos de 55% de teor de cacau). Caso prefira ousar um pouco mais, invista em chocolates frutados e/ou florais para apreciar junto de um café mais adocicado.

      Cafés com notas terrosas ou com especiarias: esse tipo de café possui baixa acidez e sua presença é mais forte na boca. Por isso, para esses casos, chocolates levemente amargos funcionam como a melhor combinação.

      Bebidas e doces feitos com base de café e/ou chocolate

      Depois das sugestões acima, é hora de inovar um pouco mais. Agora, você vai aprender como determinadas bebidas e doces combinam entre si apenas pelo simples fato de conterem café ou chocolate em sua receita.

      Cappuccino: bebida cremosa e levemente doce, o cappuccino combina muito bem com bombons trufados de todos os tipos. Nossa sugestão é a nossa trufa pura, produzida com muito carinho.

      Cappuccino funcional - Fácil

      Frapê de café: ótima para ser tomada em dias de calor, o frapê de café além de trazer um gostinho adocicado, também traz um amargor suave ao final, o que combina perfeitamente com chocolates mais doces, como o branco.


      Chocolate quente: com um toque bem mais doce do que as outras duas bebidas, o chocolate quente fica ótimo com bombons de café levemente amargos.

      3 receitas para você fazer em casa

      Se você já está com água na boca com este texto, prepare-se para o que vem logo mais. É que por gostarmos tanto de café e chocolate, resolvemos separar 3 receitas maravilhosas com os dois ingredientes para você degustar com calma em sua casa.

      E então? Vamos lá?

      Café com chocolate e leite condensado

      Para quem adora um cafezinho, mas não abre mão de que ele seja levemente doce, esta receita é perfeita para você!

      Ingredientes
      ⦁ 1 colher (sopa) de chocolate em pedaços;
      ⦁ 1 colher (sopa) de leite condensado;
      ⦁ 100ml de leite quente;
      ⦁ 1 xícara (chá) de café coado e quente.

      Modo de preparo
      Coloque o chocolate no fundo de uma xícara e, em seguida, acrescente o leite condensado. Depois, adicione o leite quente bem devagar e, por cima dele, a xícara de café. Se quiser, polvilhe um pouco de pedaços de chocolate por cima para finalizar.

      Mocaccino

      receita-dois frades-gelado-receita caseiro-dolce gusto-com chocolate-maquina de-wikipedia

      Bebida que leva em seu preparo tanto o café quanto o chocolate, o mocaccino (ou mocha) também é uma ótima pedida.

      Ingredientes
      ⦁ Café expresso;
      ⦁ Leite vaporizado;
      ⦁ Chocolate em calda;
      ⦁ Chocolate em pó;
      ⦁ Chantilly.

      Modo de preparo
      Primeiro, coloque o chocolate em calda no fundo de uma xícara. Em seguida, passe o café expresso nela para que a bebida possa agir com o chocolate. Depois, vaporize o leite e coloque a mesma quantidade na xícara. Finalize a bebida com a espuma do leite vaporizado e chantilly, pulverizando chocolate em pó sobre esse último item.

      Bolo de chocolate com café

      Bolo de café com chocolate fácil e fofinho

      Quem não gosta de comer um pedaço de bolo com uma boa xícara de café, não é mesmo? Então preste atenção nesta próxima receita.

      Ingredientes
      ⦁ 3 ovos;
      ⦁ 1/2 xícara (chá) de óleo;
      ⦁ 1 e 2/3 xícaras (chá) de açúcar;
      ⦁ 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
      ⦁ 1/2 xícara (chá) de cacau em pó;
      ⦁ 1 pitada de sal;
      ⦁ 1 xícara (chá) de café bem quente e sem adoçar;
      ⦁ 1 colher (sopa) de fermento em pó.

      Modo de preparo
      Misture todos os ingredientes na ordem acima em uma tigela, deixando o fermento por último. Despeje tudo em uma forma untada e polvilhada com cacau e leve para assar em 200°C por cerca de 45 minutos.

      Incríveis essas informações, né? Temos certeza que você vai passar a degustar essas duas iguarias de outra forma a partir de agora!

      E se você tiver curiosidade em saber mais sobre a história do café, clique aqui e leia na íntegra o texto que preparamos para você!

      docebeijo

      Compartilhe: