Confira nosso catálogo para presentes

Você quis dizer...

    Produtos Sugeridos

      Sua Sacola

      Nenhum produto no carrinho.

      Blog 8 de fevereiro de 2022

      De que forma o consumo de café impacta positivamente na saúde

      5 minutos de leitura

      435 visualizações

      docebeijo

      Compartilhe:

      O café já faz parte do dia a dia de praticamente todos os brasileiros. Apesar de ser um produto essencial para a economia do país, o seu cultivo só ganhou representatividade no século XIX – conforme já explicamos neste texto. Porém, desde então, a bebida passou a ser uma das mais consumidas pelas pessoas.

      Nos últimos anos, o consumo do café vem crescendo cada vez mais. Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Brasil consumiu 1,34% a mais de café em 2020, totalizando 21,2 milhões de sacas.

      Até hoje, nosso país se mantém em segundo lugar como o maior consumidor de café no mundo, abaixo apenas dos Estados Unidos. Mas se considerar apenas a bebida quente, o Brasil é o primeiro em consumo.

      Diante de tantas informações, não tem como negar que o café é uma grande paixão de norte a sul do Brasil. E o melhor de tudo é que, além de ser gostoso, quando consumimos café de qualidade ele também traz vários benefícios ao organismo.

      No texto a seguir, você vai entender por que, por ser rico em nutrientes como a cafeína e os polifenóis (antioxidantes que reduzem a ação dos radicais livres), o grão que dá origem a bebida tão famosa merece o seu devido destaque quando o assunto é ter uma boa saúde.

      Os principais benefícios do café

      Se você não abre mão de um bom cafézinho, saiba que isso é ótimo para a saúde!

      Composto por diferentes nutrientes, dentre antioxidantes, minerais e vitaminas, essa bebida pode proporcionar muitos benefícios ao organismo humano.

      Conheça quais são!

      Cérebro

      Segundo pesquisas recentes, o café traz muitos benefícios ao cérebro. Um dos motivos é pela cafeína contribuir para o aumento do estado de alerta, além da melhora no desenvolvimento mental e da redução do risco de depressão e do Mal de Parkinson.

      Outro ponto interessante é que a substância aumenta o efeito de alguns anti-inflamatórios utilizados em dores faciais, como a cefaleia (dor de cabeça), e também é estimulante e favorece o aprendizado.

      Coração

      A Universidade de Harvard (EUA) fez uma pesquisa com 140 mil pessoas para verificar se o consumo de café tem alguma relação com o funcionamento do coração. Para a felicidade dos estudiosos, o resultado mostrou que quatro doses diárias de café diminuem cerca de 11% do risco de insuficiência cardíaca – e tudo por conta dos polifenóis presentes na bebida.

      Condição física

      Por ter características estimulantes, quando a cafeína entra na corrente sanguínea a pessoa pode ter maior disposição na hora de fazer exercícios físicos. A dica, aqui, é tomar café em torno de uma hora antes do treino.

      Expectativa de vida

      Estudos médicos apontam que pessoas que tomam café regularmente têm mais chances de viver por mais tempo. Isso só é possível porque o produto possibilita um menor risco no desenvolvimento de doenças cardíacas.

      De acordo com o Instituto Nacional do Cancro estadunidense, tomar de 3 a 4 xícaras de café por dia pode aumentar em 10% a expectativa de vida dos homens e em 13% das mulheres.

      Perda de peso

      Um estudo foi publicado no International Journal of Sports Nutrition e no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports relatando que o café acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura.

      Por ser composto por cafeína, a bebida aumenta os níveis de adrenalina no sangue, diluindo, assim, as células de gordura e liberando-as para a corrente sanguínea.

      Diminuição do diabetes

      Propriedades antioxidantes do café trazem enormes benefícios para o metabolismo da glicose, influenciando diretamente em uma menor incidência de diabetes melittus tipo 2 (fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes).

      Quanto maior o consumo da bebida, menor a incidência – mas atenção à quantidade limite recomendada pelos especialistas.

      Como obter os melhores resultados

      Não pense que os benefícios do café funcionam, simplesmente, quando se toma muito café. Na realidade, eles existem quando se consome cafés de qualidade, sem exageros. Recomenda-se cerca de 3 a 5 xícaras por dia.

      Os cafés com maior qualidade são denominados de “cafés especiais”, ou seja: sementes saudáveis provenientes de frutos maduros, produzidas com responsabilidade socioambiental, rastreabilidade de origem e avaliação sensorial que atinge mais que 80 pontos, em uma escala de 0 a 100 desenvolvida pela Associação de Cafés Especiais (SCA).

      Além da qualidade e quantidade, o preparo do café conta bastante na hora de obter todas as suas vantagens. Em primeiro lugar, é interessante que os grãos sejam moídos apenas na hora do consumo. A água usada deve ser sempre filtrada ou mineral e, outro ponto importante, é a não adição do açúcar.

      Estar atento a tudo isso só vai te ajudar a garantir uma vida muito mais saudável e, vamos combinar, saborosa!

      A Doce Beijo, desde a sua fundação, em 1989, preza pela qualidade de todos os seus produtos. Além dos chocolates – que já são tão conhecidos por todos –, a nossa loja também possui outros tipos de produtos para você fazer da sua visita um momento agradável e delicioso. Entre eles está o café especial torrado em Joinville pela Terra Natal – torrefação de cafés. Atualmente servimos o Blend Esperança, uma combinação de grãos da região Serrana do Espírito Santo e do Cerrado Mineiro.

      Então, que tal convidar aquela pessoa que você tanto gosta para tomar um bom café junto dos nossos chocolates ou trufas? A harmonização entre os dois é espetacular e temos certeza que você não vai se arrepender!

      Venha nos visitar e tenha essa experiência única. Estamos na Rua Aquidaban n° 330, no bairro da Glória, em Joinville.

      docebeijo

      Compartilhe: