Confira nosso catálogo para presentes

Você quis dizer...

    Produtos Sugeridos

      Sua Sacola

      Nenhum produto no carrinho.

      Blog 23 de junho de 2022

      Descubra como o fondue de chocolate surgiu e quais são os seus melhores acompanhamentos

      5 minutos de leitura

      5358 visualizações

      docebeijo

      Compartilhe:

      Por mais que os dias frios já estejam entre nós há algum tempo, o inverno começou, oficialmente, no dia 21 de junho. E junto dessa estação, milhares de coisas surgem para agradar o ser humano, como ficar embaixo das cobertas, beber uma taça de vinho ou apreciar um bom fondue.

      Seja doce ou salgado, o fondue é uma receita que agrada praticamente todos os paladares, pois é feito com ingredientes simples e possui um sabor bem característico. E falando da versão doce, especificamente, não tem como ela ficar ruim, não é mesmo? Afinal, o preparo leva chocolate, creme de leite e várias frutas para serem envoltas nessa delícia.

      A seguir, você vai conhecer um pouquinho mais sobre esse prato que tem a cara do inverno, bem como entender de que forma aconteceram as adaptações, iniciando com o fondue de queijo até chegar no famoso fondue de chocolate.

      Boa leitura – ah, e cuidado com a água na boca!

      A origem do fondue

      Palavra derivada do verbo francês fondre (que significa “derreter”), o fondue surgiu na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial – e apesar de poucas pessoas saberem, ele se originou por causa da fome.

      Com as intensas batalhas que ocorriam na Europa e o inverno rigoroso que pairava sobre a região, muitas famílias não conseguiam sair de seus vilarejos para ir buscar comida nas cidades. Portanto, precisavam se virar com o que tinham em casa.

      Numa dessas ocasiões, diversos queijos foram misturados para que uma sopa fosse produzida – afinal, sopa é um prato nutritivo e espanta o frio. Porém, como o queijo é um alimento que, quando derretido, resulta em algo mais cremoso, era preciso que aquela mistura fosse consumida com alguma outra coisa. E é aí que entra o pão.

      Mesmo com a Guerra sendo finalizada em 1945, o fondue só ficou conhecido na década de 1950. E mais: nem foi no país que o inventou, mas sim em um do outro lado do mundo: nos Estados Unidos.

      Apesar da versão original da receita contar com queijo e pão, o chef Conrad Egli adaptou o fondue para que fosse uma sobremesa. E então, o fondue de chocolate surgiu e caiu no gosto de todos.

      Como a sobremesa chegou ao Brasil?

      Diz a lenda que o primeiro fondue de chocolate a ser servido em terras brasileiras foi em Gramado, no Rio Grande do Sul, em 1974.

      À época, o proprietário do hotel Estalagem Saint Hubertus, Clésio Gobbi, pensou em servir o prato porque combinava com o frio. Além disso, por Gramado ser um lugar bastante romântico e acolhedor, não foi difícil que a sobremesa fosse bem aceita por lá.

      Como servir o prato?

      O fondue é um prato sofisticado e, por isso, requer algumas regras ao ser consumido.

      Escolha dos ingredientes

      Antes de qualquer coisa, para que um fondue seja bom, é preciso escolher ingredientes de qualidade. Por isso, escolha boas marcas e prepare o prato da forma correta. Como acompanhamento, frutas da estação são muito bem-vindas.

      Utilize o garfinho como utensílio auxiliar

      Todos os aparelhos de fondue contam com garfinhos de cabo mais longo para que você consiga mergulhar os alimentos dentro da panela de chocolate. Contudo, ele é apenas um utensílio auxiliar.

      Com isso, lembre-se sempre de nunca levar esse garfinho à boca e depois para a panela novamente.

      Na hora de comer, use o truque da “enroladinha”

      Para que não se tenha sujeira durante a hora de comer o fondue, faça uso do truque da “enroladinha” quando for tirar seu acompanhamento da panela. Para isso, espete bem a fruta no garfinho e então, antes de levá-lo ao seu prato, faça um pequeno movimento circular.

      Preze por momentos intimistas

      O fondue combina com o inverno não só porque esquenta em dias frios, mas também porque traz uma aura intimista. Logo, não prepare o prato quando sua casa estiver cheia, visto que o aparelho possui, no máximo, seis garfinhos.

      Melhores acompanhamentos para o fondue de chocolate

      Além das frutas da estação já mencionadas, outros ingredientes combinam perfeitamente com o fondue de chocolate. Conheça alguns:

      Frutas

      ⦁ Uva;
      ⦁ Morango;
      ⦁ Kiwi;
      ⦁ Maçã;
      ⦁ Banana;
      ⦁ Laranja.

      Biscoitos e doces

      ⦁ Biscoito Maria ou Maizena;
      ⦁ Wafer;
      ⦁ Waffles;
      ⦁ Marshmallow;
      ⦁ Mini churros.

      Fondue e bebidas: como harmonizar

      Quando se pensa em fondue, a primeira bebida que vem à mente é o vinho, independentemente se o prato for de carne, queijo ou chocolate. Porém, a receita combina também com outros tipos de bebidas.

      Veja a seguir:

      Vinho: o melhor vinho para se beber junto ao fondue de chocolate são aqueles mais doces, como o vinho do Porto.

      Espumante: para agradar boa parte dos paladares, o ideal é investir em um moscatel ou demi-sec.

      Cerveja: se você for de cerveja, não se preocupe, pois dá para harmonizar o fondue de chocolate com a bebida também. Para isso, escolha cervejas com maltes escuros e que lembrem café e chocolate amargo.

      Aprecie um bom fondue aqui na Doce Beijo

      Mesmo tendo surgido de forma mais rústica, isto é, nos vilarejos montanhosos suíços, o fondue tornou-se um prato bastante refinado com o passar dos anos. E como aqui na Doce Beijo os produtos são todos inspirados na alta gastronomia europeia, esse prato não poderia ficar de fora do nosso cardápio.

      Por aqui, você tem duas opções de apreciar essa delícia: ou comendo aqui na loja, junto de um amigo, ou levando o preparo para a sua casa. A escolha é sua e a qualidade e o sabor são os mesmos.

      Para conhecer mais do nosso fondue de chocolate, venha nos fazer uma visita. Estamos na Rua Aquidaban, nº 330, no bairro da Glória, em Joinville/Santa Catarina. Nosso horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 19h.

      Estamos te esperando!

      docebeijo

      Compartilhe: