Confira nosso catálogo para presentes

Você quis dizer...

    Produtos Sugeridos

      Sua Sacola

      Nenhum produto no carrinho.

      Blog 10 de janeiro de 2022

      Descubra qual o melhor chocolate para a saúde e para a sua dieta

      6 minutos de leitura

      9515 visualizações

      docebeijo

      Compartilhe:

      Quando nos deparamos com a dúvida sobre qual é o chocolate mais saudável, normalmente vem à mente a resposta mais óbvia: aquele que tem alto teor de cacau – o que não é uma mentira, mas existem outros fatores que podem ser acrescentados também.

      Vamos a um exemplo: ao pegar duas barras de chocolate com a mesma porcentagem de cacau para compará-las, percebe-se que uma não é igual a outra. Isso acontece porque os ingredientes não são os mesmos, muito menos a quantidade de açúcar e gordura utilizados.

      Diante disso, saber fazer a escolha certa para manter o doce dentro da dieta é fundamental – e é exatamente isso que nós vamos explicar para você hoje, além de outros pontos importantes sobre essa questão também.

      Acompanhe a leitura!

      Qual a quantidade ideal de chocolate que posso comer?

      Já se sabe por meio de nutricionistas que, quando a vontade de comer chocolate aparece, o ideal não é não comê-lo, mas sim comê-lo na quantidade correta. Agora, qual é essa quantidade?

      Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o segredo vai ser sempre a moderação. Segundo profissionais da área, 30g de chocolate por dia já são suficientes para saciar a sua vontade – além de aproveitar os benefícios do alimento, é claro.

      Além da quantidade certa, apreciar um bom chocolate no horário correto também faz diferença. Caso você não tenha ideia de qual seja esse horário, ele se caracteriza como aquele que é após a refeição principal, como o almoço.

      Como outros alimentos são absorvidos durante essa refeição, ricos em proteínas e gordura, a absorção do chocolate não vai ser 100%, pois o organismo terá a função de absorver, também, todos os outros nutrientes.

      Tipos de chocolate

      Quem ama um bom chocolate sabe que existem diversos tipos do doce no mercado. Conheça quais são os principais:

      Chocolate ao leite

      A composição do chocolate ao leite tem, no mínimo, 25% de cacau. Porém, ao mesmo tempo, possui bastante leite, ingrediente que é rico em colesterol e gordura saturada.

      Chocolate meio amargo

      Ao contrário da versão ao leite, o chocolate meio amargo possui pelo menos 40% de cacau em sua composição, além de ter menos açúcar e leite. Mesmo sendo mais saudável que o anterior, ainda não possui a quantidade ideal de cacau para ser considerado como o melhor para a saúde.

      Chocolate amargo

      Composto por 70% de cacau ou mais, o chocolate amargo não possui leite em sua fórmula e conta com bem menos gorduras e açúcar. Esse é o melhor tipo de chocolate para ser consumido diariamente e aproveitar, assim, seus benefícios – lembrando apenas de que a quantidade padrão é de 30g por dia.

      Chocolate branco

      Por não possuir cacau em sua composição, apenas açúcar e manteiga de cacau, o chocolate branco tem grandes quantidades de gorduras hidrogenadas, o que não contribui em quase nada para a nossa saúde.

      Chocolate light

      Versões light de produtos normalmente têm quantidades menores de algum de seus ingredientes ou em seu valor energético. Diante disso, é imprescindível ler a embalagem do chocolate antes de consumi-lo.

      Chocolate diet

      Recomendado para pessoas diabéticas, chocolates diet não possuem açúcar em sua fórmula. Contudo, a quantidade de gordura pode ser maior que o normal. Por isso, fique atento!

      Chocolate vegano

      Um chocolate vegano não leva nenhum derivado de leite ou produtos animais em sua composição. Dessa forma, ingredientes como leite, mel e glicerina podem ser substituídos por manteiga de cacau, leite de coco e lecitina de soja, por exemplo.

      Para entender melhor sobre como é feito o chocolate vegano, clique aqui.

      Qual o chocolate mais saudável?

      Para que um chocolate seja considerado saudável, ele precisa ter:

      ⦁ Poucos ingredientes;
      ⦁ Maior teor de cacau;
      ⦁ Menor teor de gordura e que seja proveniente apenas da manteiga de cacau;
      ⦁ Ingredientes naturais.

      Ao observar essa lista, pode-se dizer que os melhores chocolates para a saúde são os meio amargo, uma vez que possuem a melhor relação entre a porcentagem do cacau e a quantidade de outros nutrientes.

      No entanto, quando consumido em excesso, esse tipo de chocolate também pode prejudicar a saúde.

      Principais benefícios do chocolate meio amargo

      Além de ser composto com um teor mais alto de cacau, o chocolate meio amargo ainda traz outros benefícios ao organismo.

      Descubra a seguir alguns deles:

      Para o fígado

      Quando o chocolate meio amargo é consumido em pequenas doses, ele pode ser muito benéfico ao fígado. Isso acontece pelo produto possuir antioxidantes, os quais ajudam no fluxo sanguíneo das veias que irrigam o órgão, favorecendo o seu desempenho.

      Para o coração

      Os antioxidantes presentes no chocolate meio amargo também facilitam a circulação sanguínea, o que promove um bom fluxo de sangue no organismo e, consequentemente, diminui o risco de doenças cardíacas.

      Além disso, esse tipo de chocolate também contém teobromina, substância que estimula os músculos do coração, deixando-o mais forte.

      Para tosse

      A teobromina, além de ser benéfica para o coração, também atua positivamente no sistema nervoso central.

      Sua ação já foi comprovada cientificamente e, dentre as ajudas que causa, está no alívio da tosse e de problemas respiratórios, por conta do seu efeito terapêutico.

      Presente na cidade de Joinville desde 1989, A Doce Beijo faz de sua paixão produtos que irão agregar a vida dos clientes de diferentes maneiras. Por isso, nossa empresa pensa em todo mundo, fabricando diferentes tipos de chocolate, inclusive aqueles mais saudáveis.

      Dê uma passada em nossa loja para conferir todas as opções – ou, se preferir, acesse nosso site. Caso queira saber mais sobre como o chocolate impacta em nossa saúde, leia o seguinte artigo: Como o chocolate impacta na saúde?

      docebeijo

      Compartilhe: