Confira nosso catálogo para presentes

Você quis dizer...

    Produtos Sugeridos

      Sua Sacola

      Nenhum produto no carrinho.

      Blog 6 de junho de 2022

      Prinzregentetorte: saiba o que é, do que é feita e como se originou

      5 minutos de leitura

      2309 visualizações

      docebeijo

      Compartilhe:

      Quem não gosta de um bom bolinho pra comer junto de uma xícara de café, não é mesmo? E se o bolo não for simplesmente um daqueles básicos, mas sim cheio de camadas e um delicioso recheio de chocolate amanteigado?

      Deu água na boca? Pois essa descrição basicamente é a da Prinzregentetorte, um bolo típico alemão e que está presente em todo o país – tanto na Alemanha quanto aqui no Brasil.

      Em terras alemãs, é muito comum as pessoas apreciarem bons bolos. Na verdade, esse produto está em tudo que é lugar: padarias, supermercados, cafés, restaurantes e até mesmo nos jardins de cerveja (também conhecidos como Biergärten).

      A Prinzregentetorte (ou bolo do príncipe regente) é um clássico da região da Baviera, localizada no sul da Alemanha, e foi criada em homenagem ao príncipe Luitpold (ou Leopoldo), que regeu a região entre os anos de 1886 e 1912.

      Muito reverenciado pela população, o reinado de Luitpold como regente é considerado até hoje como uma Idade de Ouro. Logo, o doce elaborado deveria ser à altura disso – o que, de fato, é.

      Acompanhe no texto um pouco mais sobre esse bolo e conheça de onde surgiu e como é feito.

      A origem da Prinzregentetorte

      Mesmo sabendo que o bolo foi criado para homenagear um componente da realeza alemã, ainda não se sabe ao certo quem é o verdadeiro autor.

      Hoje, temos 3 versões para a origem do doce:

      John Rottenhöfer: chef pessoal do príncipe, John Rottenhöfer criou o bolo e o dedicou em homenagem a Luitpold.

      Anton Seidl: outra versão da história da Prinzregentetorte conta que quem a inventou foi, na realidade, Anton Seidl, que assou um bolo coberto com chocolate e que tinha 9 camadas, número que representava os 9 filhos do Rei Ludwig I, pai de Luitpold.

      Heinrich Georg Erbshäauser: por fim, também se tem suspeitas de que o criador do bolo foi Heinrich Erbshäauser, um padeiro escolhido para assar um bolo para os 90 anos de Luitpold. Ao prepará-lo, 8 camadas foram feitas, a fim de simbolizar os 8 distritos da Baviera da época.

      Como é feito o bolo?

      Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que o bolo do príncipe regente é feito com diversas camadas finas de pão de ló. Entre cada camada é espalhado um creme preparado com manteiga de chocolate, composto por cacau em pó, manteiga, gemas de ovo e açúcar de confeiteiro.

      Para a montagem, é preciso separar as camadas de esponja do pão de ló para a base e para o topo, a fim do bolo ficar estável. Então, uma camada de creme de chocolate é intercalada com uma fatia de pão de ló, até completar todas as camadas do bolo. Por fim, o doce inteiro é coberto com uma cobertura de chocolate, feita de chocolate amargo e manteiga ou chantilly.

      Como tudo que é bom se desdobra em outras versões, também é possível encontrar esse bolo com cobertura de damasco na parte superior e de creme de manteiga de chocolate nas laterais.

      A Prinzregentetorte normalmente possui 8 camadas, representando os 8 distritos da Baviera: Suábia, Alta Baviera, Baixa Baviera, Média Francônia, Baixa Francônia, Alta Francônia, Alto Palatinado e Rheinpfalz ou o Palatinado Renano. Porém, como esse último distrito não faz mais parte da região, o bolo pode ser montado apenas com 7 fatias.

      Acompanhamentos principais

      O bolo do príncipe regente é muito popular não só na Baviera, mas em toda a Alemanha. Além disso, ele é vendido durante o ano todo, independentemente se for em datas festivas ou não.

      Apesar de conter várias camadas, o que gera uma fatia alta, ele é leve, delicado e não muito doce. Por isso, para acompanhá-lo, uma boa xícara de café, chá ou cappuccino vai muito bem.

      Outros 4 doces alemães para você experimentar

      A Alemanha é um país que gosta de doce – não à toa que um é mais gostoso que o outro. Então, pensando nessa gama existente, separamos outros 4 doces que você precisa experimentar além da Prinzregentetorte.

      Conheça quais são:

      Apfelstrudel

      Provavelmente, o apfelstrudel (strudel de maçã) é o mais famoso dos doces alemães aqui no Brasil. E mesmo tendo sido criado na Áustria, ele ficou popular mesmo foi na Alemanha do século XVIII.

      Stollen

      Você é daquelas pessoas que ama panetone e, se pudesse, comeria o doce o ano todo? Pois o Stollen pode te ajudar na missão, já que ele é um bolo/pão que leva frutas secas e cristalizadas.

      Schwarzwälder Kirschtorte

      Conhecido em terras brasileiras como bolo Floresta Negra, o Schwarzwälder Kirschtorte é uma combinação de chocolate com cereja e que remete à região de Schwarzwald. É nessa região, inclusive, que é produzido um licor de cereja que nomeia o doce.

      Quarkbällchen

      Semelhante ao nosso bolinho de chuva, o Quarkbällchen é feito com o queijo Quark, o qual deixa a receita leve e macia, fazendo com que o bolinho derreta na boca. É consumido frito e envolto no açúcar granulado ou de confeiteiro.

      Quem já morou ou visitou a Alemanha, sabe que o povo de lá adora um bom café com bolo durante a tarde. E há de se concordar que, nisso, o Brasil não está para trás.

      Por isso, venha ter uma experiência parecida com a dos alemães aqui na Doce Beijo. Convide um amigo e venha provar a nossa receita de Prinzregententorte com uma deliciosa xícara de café ou chá, o que preferir.

      Já anote o nosso endereço e se programe para esse momento especial: Rua Aquidaban, n° 330, bairro da Glória – Joinville, Santa Catarina.

      docebeijo

      Compartilhe: