Confira nosso catálogo para presentes

Você quis dizer...

    Produtos Sugeridos

      Sua Sacola

      Nenhum produto no carrinho.

      Blog 10 de maio de 2022

      Descubra como o chocolate quente surgiu e como ele é apreciado em diferentes países

      6 minutos de leitura

      8092 visualizações

      docebeijo

      Compartilhe:

      Com o frio aparecendo cada vez mais, a gente já fica com aquela vontade de tomar uma bebida quentinha para se esquentar, não é mesmo? E apesar de termos à disposição cafés e chás, não tem nada mais gostoso do que um bom chocolate quente!

      Bebida com jeito europeu, um chocolate quente bem feito é capaz de espantar o frio de qualquer pessoa. E mesmo que o Brasil seja um país tropical e não tenha um inverno tão rigoroso, a oportunidade de tomar uma xícara dessa delícia não pode passar batido.

      Se você reparar bem, o chocolate quente não está presente apenas no cardápio de inverno dos cafés e lanchonetes, mas também durante as outras estações. Então dá para dizer que ele é um grande queridinho dos brasileiros, certo?

      E já que tocamos no assunto, que tal conhecer um pouquinho mais sobre essa bebida que encanta todos, dos pequenos aos grandes? Já adiantamos que mesmo tendo sido popularizado pelos suíços, o chocolate quente não se originou por lá.

      Ficou curioso para descobrir de onde ele vem? Então é só acompanhar a leitura!

      Onde se originou o chocolate quente?

      De acordo com a história do chocolate, os primeiros povos a consumirem a iguaria foram os Maias e os Astecas, originários aqui da América. Na época, eles preparavam uma infusão com as sementes do cacau, o que, de certa forma, se transformava em um tipo de chocolate quente. E apesar de ser consumida com muita pimenta e tendo um gosto bem amargo, ainda assim era chamada de “bebida dos deuses”.

      Então, sim, o chocolate quente tem sua origem bem mais perto do que podemos imaginar.

      No século XVI, Hernán Cortés levou essa bebida para a Europa. E adivinha só? Ela foi muito aclamada e apreciada em países como a Espanha, Holanda e França.

      Foi a partir daí que os chefs começaram a incrementar mais a receita, preparando-a com diferentes variações: com leite, açúcar, bebida alcoólica, etc.

      Como a bebida é consumida ao redor do mundo?

      Não pense que só porque tomamos o chocolate quente de uma forma que ele precisa ser igual nos 4 cantos do mundo. Na verdade, a bebida pode se diferenciar bastante.

      Conheça algumas versões:

      Equador

      Em terras equatorianas, o chocolate quente é servido bem doce e coberto de queijo. A dica para os turistas é experimentar a bebida preparada no Cacaro & Cacao, um pequeno café de Quito e que funciona como um museu da história do chocolate quente.

      Espanha

      Já na Espanha, o normal mesmo é tomar o seu desjejum com uma bela xícara de chocolate quente – só que daqueles bem cremosos, tipo uma pasta. Além do mais, nada melhor do que apreciar pedacinhos de churros junto da sua bebida, né?

      Segundo os próprios espanhóis, o chocolate quente mais cremoso do país pode ser encontrado em uma das ruas principais de Barcelona, a La Ramblas.

      Holanda

      Quem mora na Holanda simplesmente ama o chocolate quente, seja ele da forma que for. Inclusive, a loja Chocolátl, localizada em Amsterdã, se intitula como a “galeria do chocolate”.

      Por lá, a boa pedida é um chocolate quente feito com chocolate escuro e leite, coberto com creme chicoteado.

      México

      Bebida muito apreciada entre a população do país, o chocolate quente é vendido no México em forma de blocos redondos ou hexagonais. Com apenas um deles, a pessoa o dissolve em leite, creme ou água quente para, depois, misturar à bebida outros elementos, como canela, baunilha ou pimenta.

      Para experimentar um dos melhores chocolates quentes servidos no México, o ideal é ir até o El Moro, na Cidade do México, que fica aberto 24 horas por dia.

      O que vai bem com chocolate quente

      Por ser uma bebida muito doce, normalmente as pessoas acham que não há algo que harmonize com ela – mas é aí que está o engano.

      Veja só a lista de bebidas e comidas que separamos e que combina superbem com o chocolate quente:

      Bebidas

      Nos países mais frios, como Finlândia, Suíça e Noruega, é muito comum que uma bebida alcoólica boa (e normalmente forte) seja incorporada ao chocolate quente. E se você tem interesse em ir por essa vertente, as bebidas que mais combinam com o sabor do chocolate são o whisky, conhaque ou algum tipo de licor.

      Além disso, há também a possibilidade de acrescentar chantilly ao chocolate, dando uma textura muito agradável à bebida e agregando ainda mais sabor a ela.

      Comidas

      Fora as duas opções que citamos acima, você também pode combinar seu chocolate quente com alguma fruta, como cereja ou morango, por exemplo. Caso prefira um lanche para apreciar junto à bebida, você pode escolher entre:

      ⦁ Misto quente;
      ⦁ Pão de queijo;
      ⦁ Cookies;
      ⦁ Bolos dos mais variados tipos;
      ⦁ Churros.

      Como fazer chocolate quente

      Para aqueles que gostam de se arriscar na cozinha de casa, nós te ensinamos a preparar um chocolate quente bem fácil para te esquentar nesse frio.

      Olha só:

      Ingredientes

      ⦁ 250g de chocolate ao leite;
      ⦁ 1 caixa de creme de leite;
      ⦁ 3 medidas da caixa do creme de leite de leite integral.

      Modo de preparo

      ⦁ Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria;
      ⦁ Quando derreter, misture o creme de leite até atingir uma mistura homogênea;
      ⦁ Retire do banho-maria, junte o leite e volte ao fogo até ferver.

      É sempre bom reforçar que essa é apenas uma base de chocolate quente e você pode acrescentar a ele o que você quiser, seja chantilly ou alguma especiaria.

      Onde tomar chocolate quente

      Ficou com vontade de um gostoso chocolate quente depois de ler este texto? Pois temos certeza que você não é o único!

      Por isso, que tal convidar alguém para vir aqui na Doce Beijo e bater um papo na companhia de uma xícara dessa bebida maravilhosa? Afinal, somos tradição em Joinville e já estamos na ativa há mais de 30 anos. Além do mais, somos referência em qualidade, sabor, sofisticação e inovação.

      Curtiu? Então venha nos visitar! Estamos na Rua Aquidaban, 330 – Glória. Nosso horário de atendimento é das 09h às 20h (segunda a sexta) e das 09h às 19h (sábado).

      Leia também:

      docebeijo

      Compartilhe: