Confira nosso catálogo para presentes

Você quis dizer...

    Produtos Sugeridos

      Sua Sacola

      Nenhum produto no carrinho.

      Blog 19 de outubro de 2021

      Gelato italiano: o que é e qual sua origem

      5 minutos de leitura

      12523 visualizações

      docebeijo

      Compartilhe:

      Quando se pensa em comidas originárias da Itália, logo vem à nossa mente as massas, como macarrão, pizza e outras delícias, não é mesmo? Mas e quando o assunto é doce? Do que você lembra?

      Um dos mais conhecidos apreciados no mundo todo é o gelato, o tradicional sorvete italiano. E mesmo com toda a sua fama, as origens desse alimento ainda é um mistério.

      História do Gelato

      Gelato da Doce Beijo

      Apesar de ser um doce bastante prestigiado em terras italianas, ele só se expandiu naquele local porque, há mais de 2 mil anos, alguns imperadores e cidadãos nobres da Roma Antiga, transportavam blocos de gelo das montanhas a fim de se refrescarem durante o verão.

      Em outras palavras, apenas a classe alta da sociedade podia apreciar o alimento. Na época, o sorvete era feito com gelo e neve das montanhas mais altas do país, além de ser conservado debaixo da terra.

      Expansão até as classes mais humildes

      Tudo começou com o explorador Marco Polo, que chegou ao país com alguns registros que fez em sua expedição pela China. 

      Entre eles, estavam receitas dos sorvetes chineses, estes eram feitos de forma diferente do que os italianos conheciam, pois utilizavam leite e não gelo raspado.

      Foi aí, que o gelato que conhecemos hoje começou a tomar forma.

      Nos séculos XV e XVI, os italianos passaram a consumir o doce de maneira regular, mas foi só em 1565 que a iguaria se popularizou. 

      Bernardo Buontalenti, um artista popular e inventor do país, construiu uma máquina com uma técnica avançada de refrigeração, o que fez com que a receita de gelato fosse melhorada e conservada de um jeito que nunca foi feito antes.

      Junto dessa invenção, Buontalenti adicionou outros ingredientes ao preparo do alimento, como creme, ovos e, às vezes, uma bebida alcoólica. 

      Tendo em vista a alta procura pelo doce até os dias atuais, dá para imaginar que essa mistura deu o que falar.

      A trajetória pelo mundo

      O sorvete produzido à base de leite ganhou fama na Itália rapidamente, tanto que foi levado para outros países da Europa continental logo em seguida, em decorrência do casamento de Catarina de Médici com Henrique II, rei da França.

      Quando o siciliano Francesco Procopio Cutò resolve abrir um café em Paris, em 1686, ele conseguiu aprimorar ainda mais a máquina de fazer gelato, possibilitando às pessoas de menor renda a também apreciarem a iguaria.

      Origem do nome

      O termo “gelato” deriva do latim gelatus, que significa congelado. 

      Além disso, o termo também define um produto artesanal típico dos italianos, com características próprias e receitas tradicionais que passaram de geração para geração.

      Os diferentes tipos de gelato

      Gelato da Doce Beijo

      Existem três tipos de gelatos: o artesanal, o industrial e o soft. Entenda melhor sobre cada um deles:

      Gelato artesanal

      O gelato artesanal é feito em pequenas quantidades, em um local que seja próximo de onde o consumidor final irá apreciá-lo, já que é um produto para consumo imediato.

      Outra característica é quanto a sua produção, temperatura e armazenamento. Produzido em um congelador de lote, o gelato artesanal é levado imediatamente ao balcão de vendas para preservar um pouco do frio. Ademais, ele tem uma quantidade reduzida de gorduras (entre 6% e 10%).

      Gelato industrial

      Ao contrário do artesanal, o gelato industrial é preparado em congeladores contínuos e geralmente passa por túneis de congelamento de -40°C. 

      Outra diferença desse tipo de gelato é a maior quantidade de ar utilizada no preparo, além da taxa de gordura, que pode variar de 8% a 12%.

      Gelato soft

      O gelato soft é produzido a partir de uma máquina específica e depositado diretamente no cone. 

      Com uma aparência mais macia, cremosa e menos congelada, o tipo soft é mais rico em gorduras, contém menos açúcar e tem um conteúdo de ar superior a 50%.

      Gelato x Sorvete

      Gelato da Doce Beijo

      Muitas vezes, as pessoas acabam confundindo o gelato italiano com o sorvete comum. Contudo, um não é igual ao outro.

      Conheça abaixo quais são as principais diferenças entre os dois doces.

      Açúcar

      O teor de açúcar utilizado na produção dos gelatos é inferior ao dos sorvetes comuns, ficando em torno de 16%.

      Gordura

      A quantidade de gordura utilizada no preparo também varia entre o sorvete e o gelato. Enquanto no primeiro o percentual de gordura pode chegar a 18%, o segundo apresenta uma taxa de até 8%.

      Outro ponto importante a ser destacado com relação a gordura utilizada em cada preparo é sobre a origem: nos sorvetes, a gordura é vegetal, normalmente hidrogenada; já nos gelatos, a gordura é provinda do leite, ou seja, é animal.

      Temperatura

      ‍O processo de refrigeração dos produtos também é diferente, visto que o gelato precisa ser mantido em temperatura inferior aos sorvetes comuns. 

      Esse fator, junto da quantidade de ar usada, influencia diretamente em sua textura.

      Ingredientes

      Os principais ingredientes utilizados na fabricação dos sorvetes são, em sua maioria, industrializados, como a gordura hidrogenada e as essências artificiais. 

      Já os que compõem os gelatos são sempre selecionados e naturais, como as frutas, o que proporciona a eles um sabor mais fresco.

      Gelatos da Doce Beijo

      Além dos seus tradicionais chocolates, nós também contamos com um espaço para apreciar o melhor da culinária, incluindo os deliciosos gelatos italianos.

      Com mais de 20 sabores diferentes, também produzimos gelatos sem lactose e diets!

      Venha até a nossa loja e saboreie essa maravilha com a gente!

      Rua: Aquidaban, 330 – Glória, Joinville.

      Leia também:

      docebeijo

      Compartilhe: